Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Casamento e Divórcio. Segundo Casamento e Adultério.


Nunca desista de sua esposa ou de seu esposo. 

Ele ou ela pode até vir a ser infiel, mas você permanece fiel. 

Fidelidade vai muito além do aspecto conjugal. 

Fidelidade é permanecer quando outros já teriam desistido a muito tempo. 

Fidelidade é lealdade a qualquer preço. 

É viver se arrependendo, corrigindo e amando. 

É ficar para sempre mesmo depois que a beleza física esvaiu-se. 

(Josimar Salum)

O. C. (Ele ou ela pode até vir a ser infiel, mas você permanece fiel) ai voce pegou pesado.

Josimar Salum O.C. Ele ou ela pode até vir a ser infiel, mas você permanece fiel.

I. G. (Risadas) me desculpe mas infidelidade foi f***! Vai me desculpar! Não aceito chifres não! Aceitar isso é muita falta de amor próprio! (risadas) pegou pesado!

Josimar Salum I.G., não se paga infidelidade com infidelidade Ele ou ela pode até vir a ser infiel, mas você permanece fiel.

I. G. Josimar quem foi que disse que é pra pagar infidelidade com infidelidade? Eu só não vou ficar com uma pessoa que me trai! Isso pra mim é o cúmulo do absurdo! É mais fácil terminar o relacionamento ou casamento do que ficar com uma pessoa que não te respeita e não te merece!

Josimar Salum I. G, em nenhum momento eu escrevi para alguém ficar com quem é infiel. Leia o texto novamente!

O. C. Bom fiel a Deus sim com certeza... Ter o titulo de chifrudo ai nao... quanto nao saber nada da vida ai depende em que ponto. Mais fiel a Deus sempre. Resuno, assunto pesado quando se fala em perdoar, o outro sempre tem que perdoar , mais e na nossa casa a historia muda

J. M. R. O apostolo Paulo nos ensina e adverte dos pendores da carne/vontade. Em relacao aa maldade, aa ofensa, recebidas os pendores da carne/vontade nos impulsiona aa acao não espiritual que pode ser o retorno do mal com mal. Espiritualmente falando nos compete dominar e com a força de Deus em nos, perdoar, relevar. Nao há virtude/merecimento em nós por nós mesmos, mas louvor a Jesus, se é que verdadeiramente nele Cremos e Vivemos.

Cesar Rodriguez MUY BUENA EXPLICACIÓN Y ENSEÑANZA

Conceicao Pardinhos Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 1 Coríntios 7:14
E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera. Marcos 10:12 (BIBLIA)

T. F. Rsss as vezes estamos tão acostumados em interpretar um texto de acordo com nossas convicções ou nossas razões e que não damos a atenção devida na profundidade do que este texto esta dizendo. Alguém já disse isso que existe muito mais disposição de Deus em nos perdoar do que a nossa em em pedir perdão ,, mas eu acrescento que também temos menos disposição em perdoar. sempre queremos que o outro nos perdoe.

S. M. Josimar Salum concordo com sua palavra fica a pergunta? Se eu fui infiel porem confessei minha infidelidade e desejei voltar, porem minha esposa nao pedoou e ainda se juntou com outro ,como faço fico sozinho?

O. C. Partir para o segundo tempo e nao errar mais

Josimar Salum Nao existe segundo casamento nos planos de Deus!

Gente boa, alguns de vocês fazem uma confusão enorme com aquilo que a gente escreve e publica:

Vou tentar dizer o que quis dizer com este texto que publiquei:

“Nunca desista de sua esposa ou de seu esposo.”

Ponto final. Ponto final. Ponto final. Não desistir significa orar pelo outro,
clamar a Deus pela vida do outro. Cobrir o outro com Amor, com todo o cuidado. Procurar compreender. Dar ao outro o que lhe é devido, sexo satisfatório inclusive.

I Corintios 7:

1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

2 Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

Proverbios 5:

15 Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.

16 Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?

17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.

18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.

19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.

20 E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?

21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas.

Com minhas palavras: que o esposo sacie-se ao máximo com sua esposa e ela não lhe prive disto jamais. E ele igualmente a ela. 

Casal satisfeito plenamente “entre lençóis”, expressão usada pelo Pastor Jeremias Pereira fortalece a união matrimonial.

“Ele ou ela pode até vir a ser infiel, mas você permanece fiel.”

Simplesmente isto! Você, independente do outro, permanece fiel.

Primeiramente fiel a Deus. 

Segundo, porque não tem jeito de ser fiel a Deus sem ser fiel ao cônjuge. Não significa que você deva permanecer fiel com um cônjuge que não seja fiel.

Porque fidelidade vai muito além do aspecto conjugal. Fidelidade é permanecer quando outros já teriam desistido muito tempo. Fidelidade é lealdade a qualquer preço. É viver se arrependendo, corrigindo e amando.
Lealdade aqui serve para os dois.

Qual alguém é infiel ou desleal ele rouba do outro a confiança. 

Confiar em desleal e infiel somente se houver arrependimento, reconciliação e restauração.

Arrependimento não basta. É preciso reconciliação. Reconciliação é uma decisão, restauração vem com a convivência do dia a dia. É preciso restaurar a confiança e confiança se restaura com Amor, com Paciência e com sinais claros de que o arrependimento foi realmente verdadeiro, que a reconciliação é permanente.

Lealdade é ficar para sempre mesmo depois que a beleza física esvaiu-se.

Casamento não é um contrato. Casamento é uma Aliança. Da mesma natureza da Aliança que Jesus fez conosco através de Seu Sangue.

Aquele que adultera está repudiando seu cônjuge. 

Aquele que adultera está quebrando sua aliança. 

Aquele ou aquela que pratica “porneia”, impureza sexual, está repudiando seu cônjuge.

Em Palavras do Senhor:

Malaquias 2

1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.

3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.

5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome.

6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos.

7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.

8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.

9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.

10 Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?

11 Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.

12 O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao Senhor dos Exércitos.

13 Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.

14 E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.

15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.

16 Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.

17 Enfadais ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada, ou, onde está o Deus do juízo?

Mateus 19:

1 E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu- se aos confins da Judéia, além do Jordão;

2 E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

3 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

Vale a pena repetir a leitura:

Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Mateus 19:9

Repudiar somente se for por causa de fornicação. Jesus não disse e não estava se referindo aqui a casar ou não casar-se novamente. 

E tão pesado o que Ele disse que os discípulos entenderam muito bem e estupefatos disseram:

10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.


Paulo esclareceu isto muito bem:

Romanos 7

1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?

2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.

3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

A Graça do Evangelho não deixa de alcançar ninguém em nenhum estado, mesmo em adultério ou impureza sexual.

João 4:

16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.

17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;

18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disse com verdade.

O texto não diz se os cinco maridos que aquela mulher tinha estavam vivos ou mortos. 

Uma certeza somente: o atual que ela chamava de marido não era marido e que isto ela havia dito com verdade.

Aquela mulher que vivia com um homem que não era seu marido tornou-se naquele dia um instrumento para trazer o Evangelho (Jesus) a toda a sua cidade.

Sem querer “amenizar” o que se ensina aqui, mesmo tendo consciência da polêmica em torno deste assunto, mesmo sabendo como dezenas de amigos pastores me disseram “cada caso é um caso”, creio que não se deve “infernizar” a consciência daqueles que estão debaixo de segundo ou terceiro matrimônios, como se não houvesse esperança para eles em Cristo. Há esperança! Em Cristo há sempre esperança!

Jesus não nos salvou porque paramos de pecar. Ele nos salvou para pararmos de pecar para sempre.

I João 2:

1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo

I Timotéo 3:

1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, 

Entendo o que significa ser pastor hoje em dia como também seu significado durante muitos séculos de história.

Ao pastor evangélico, pentecostal e protestante já está culturalmente determinado e aceito por praticamente todas as denominações e grupos que possa ser “divorciado” e separar-se, em muitos casos, por qualquer motivo, e casar-se quantas vezes quiser.

Qual ao pastor bíblico, a quem Paulo referiu-se aqui como “bispo” usando o texto de Atos 20:28:

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que Ele comprou com o seu próprio sangue”. 

Este pastor tem que ser “marido de uma mulher”.

Não escrevo estas palavras todas condenando ou julgando ninguém, mesmo porque tenho amigos amados que são pastores, divorciados e que casaram novamente.

Divórcio é uma praga assoladora de destruição de famílias, filhos e filhas e igrejas.

Lamento profundamente embora apoie que pastores combatam tanto o casamento gay publicamente enquanto nunca vi nenhuma campanha de pastores combatendo o divórcio.

Há uma praga no arraial. Para cada dois casamentos em que um cônjuge é pastor, um termina em divórcio. Para os evangélicos as estatísticas se confirmam muitas vezes piores do que aqueles que denominamos “do mundo”.

Não sou juiz nem legislador nestes assuntos. Mas uma coisa eu posso afirmar rogando a Deus misericórdia por minha própria vida e família:

Divórcio é uma desgraça pelo que nossos jovens se inspiram nesta geração passada e presente que faliu o casamento.

Porém para Deus casamento não é uma união exclusiva entre um homem e uma mulher, mas a união exclusiva entre um só homem e uma só mulher.

4 comentários:

  1. e quando a pessoa mora junto com outra, diz que são casados (mas não são casados no cartório) e depois se separam, por acaso podem eles se casarem com outra pessoa caso conheça alguém no futuro?

    ResponderExcluir
  2. Aline, são brasileiras? Elas devem se casar de acordo com as leis brasileiras porque casamento é a uniao civil entre um homem e uma mulher.
    Por que casariam com outro, para perpetuar o pecado? E se tem filhos? Separariam para prejudicar os filhos? Entendi sua pergunta, muito perspicaz, mas acho que já deveriam ter se casado. VocÊ nao acha?

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas nao estamos mais juntos, nos separamos... É pecado na lei de Deus se por acaso no futuro eu vier conhecer alguém e querer me casar com tudo certinho no cartório?

    ResponderExcluir
  4. Apenas morávamos juntos, não temos filhos, e o relacionamento não deu mais certo. Se por ventura uma das partes vier se casar com outra pessoa no cartório conforme a lei de nosso país manda é considerado pecado?

    ResponderExcluir